quarta-feira, 5 de junho de 2013

FÉ NA UNICIDADE DE D'US




Na obra “Cabalá e Meditação para as Nações” (Kaballah and meditation for the nations), o Rabino Yitschak Ginsburgh ensina sobre a importância – e também da dificuldade na aceitação do primeiro – e fundamental mandamento para os Bnêi Nôach, que é o da crença na Unicidade de D’us. Segundo seus ensinamentos, nos relacionamos com D’us, por meio de suas manifestações, ou seja, através dos atributos Divinos, como o atributo de Bondade, o atributo de misericórdia, etc . No entanto, como seres limitados que somos nada conhecemos sobre a verdadeira essência do Criador , e, assim, nos foi concedida essa oportunidade de nos conectarmos a Ele. 

Assim, segundo o Rav Guinsburgh, o erro dos povos é acabar negligenciando essa Unicidade de D’us que é a raiz dessas manifestações, e um verdadeiro monoteísta é um que sabe que mesmo que algo que tenha uma natureza dupla no final é unificado em D’us” pois, como nos foi ensinado que:
“A ti foi mostrado para que soubesse que o Eterno,    Ele é o D’us, e não há outro fora Dele” (Devarim-Deuteronômio 04: 35). 

Segundo os ensinamentos de Moshe Ben Maimon – Rambam/Maimônides [no Mishné Torá, página 124]: 

“D’us é Um. Ele não é dois nem mais do que dois... Se houvesse divindades plurais, estas seriam corpos físicos,porque as entidades que podem ser enumeradas e que são iguais em sua essência só são distinguíveis entre si pelos fenômenos que acontecem aos corpos físicos. Se o Criador fosse um corpo físico, Ele teria limitações... E nosso D’us ... tem um poder Infinito e incessante... Seu poder não é a energia de um corpo físico, e não sendo Ele material os fenômenos que acontecem aos nossos corpos físicos não se aplicam a Ele, o que O distingue dos outros seres. Daí, é impossível que Ele seja qualquer coisa a não ser Um... Como está escrito em (Devarim/Deuteronômio 06:04): “ O Eterno nosso D’us, é Um”. 


Porém, aqui também reside o erro intelectual que muitos cometem. Pois, o ato de se apegar, por parte dos homens, a Seus atributos (de D’us) – como se os mesmos fossem separados e independentes, dá origem a práticas idólatras, aonde dualidades... trindades, Pluralidades são formadas caindo em degenerações das mais espessas e sendo a transgressão de avodah zará [idolatria], a origem de todos os pecados,  todo e qualquer ato que nos desconecte com a essência com do Criador pode se transformar em uma prática idólatra em potencial. Assim, a pessoa pode criar “imagens esculpidas” das  mais variadas formas, pois , o ser humano é muito bom, no ato de “criar” seus próprios ídolos.


A mente humana é extremamente propícia para ser criativa [inclusive, criativa no ato de transgredir as leis de D’us]. Esse é o mundo multifacetário no qual vivemos, no qual a racionalidade humana é facilmente iludida. Ainda, segundo o  Rav I. Guinsburgh, a Unicidade de D’us é a base na qual se fundamenta a Torá, isso, tanto para os judeus quanto para os não judeus observantes das Sete Leis do Código Universal, sendo que ao adentrar nos detalhes de tal assunto servirá para nos estruturarmos no verdadeiro monoteísmo e nos fortalecermos em nossa fé, em nosso amor e temor a D’us.  Vale a pena lembra que, para que tal estruturação aconteça, apenas por meio de cada um “se desenvolver espiritualmente” – de forma constante e tal desenvolvimento, como sabemos, demanda esforço, zelo e dedicação, através de estudos direcionados, de forma intensa, coesa, e sobretudo, sob orientações rabínicas.


Por: Luciano Ben Nôach.



Fontes de estudo – textos relacionados à mitsvá noética na crença na unicidade de D’us (Instituto Gal Einai):





Outras fontes [para estudo]:

- Kabbalah and meditation for the nations [Cabalá e Meditação para as Nações], do Rabino Yitzchak Guinsburgh; obra recentemente traduzida para o português pelo Instituto Gal Einai aqui no Brasil. Segue o link para aquisição da mesma:


- Mishné Torá – O Livro da sabedoria – Maimônides [Moshe Ben Maimon – O Rambam]. Especialmente, a Primeira parte: As leis fundamentais da Torá. Cap. I ao X.

-  Likutei Amarim Tanya. Volume 04. Do Alter Rebe [Shneor Zalman de Liadi]. – obra essa encontra no site da  Editora e Livraria Sefer:   www.sefer.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário