domingo, 16 de junho de 2013

Os BNEI NÔACH E A RETIFICAÇÃO DO MUNDO.

Muitas coisas são ensinadas aos Bnei Nôach sobre o chamado Tikun Olam [retificação do mundo]. Porém, vários detalhes passam batido pelos noéticos sobre o real sentido que essa postura frente à vida, poder levar em si. Sabe-se que a retificação dos traços de caráter (Tikun HaMidot) faz parte de tal processo; no entanto, isso diz respeito à nossa responsabilidade de forma individual e o bom uso do livre arbítrio de cada um, onde cada pessoa olha para si próprio, buscando meios de se aperfeiçoar, sempre sob os direcionamentos de HaShem, bem como pelo respeito pela autoridade rabínica. Sobre a retificação do mundo, as coisas são mais complexas.


Para o individuo atuar nesse âmbito, faz-se necessário se livrar de todo e qualquer egoísmo que obstrui nossas mentes e corações. Na atual sociedade, aprendemos a valorizar o ego e o ganho de vantagens próprias, nos esquecendo, no entanto, que fazemos parte de um todo; mas, todo exercício de aperfeiçoamento, nos leva a atuarmos no mundo, compartilhando de tudo aquilo que recebemos. Assim agindo, aprendemos a ser generosos, tanto com as pessoas com as quais convivemos como com HaShém, que nos emprestou tudo o que existe nesse mundo a exemplo de nossos bens, para o engrandecimento de Seu Nome.

Como podemos fazer isso?  Através de atos benevolentes, de apoio mútuo, e com a utilização de algo essencial para os Bnei Nôach: a tsedaká [fazer justiça através de  contribuições a inclusive]. A tsedaká precisa sim ser encarada como um mérito que cada pessoa recebe em poder ajudar alguém que precisa de algo; pois, para se fazer tsedaká, HaShem nos proporciona o meio de a realizarmos; Podem ser , tanto na ajuda a aquelas pessoas que estão em condições financeiras ruins, como a ajuda pode se destinar a instituições que difundem a Torá pelo mundo.



Um Ben ou Bat Nôach, deve também ser atuante nos meios em que o mesmo vive. Seja promovendo a justiça, através de atos benevolentes, seja se unindo a movimentos que tem como intuito a retificação do mundo. Assim realizando tais atos, poderemos apressar Mashiach, aonde a verdadeira retificação ocorrerá, que seja em breve, se D’us quiser.



Nenhum comentário:

Postar um comentário